O cuidado com a nossa pele do rosto não precisa ser complexo, envolver diversos produtos cheios de ingredientes e tomar muito tempo do nosso dia. Muito pelo contrário, após conhecer a sua pele e os cuidados específicos que ela precisa, sua rotina tanto diária como semanal de cuidado pode ser simples e gerar poucos resíduos.
Cuidados específicos para peles oleosas e acneicas
Os problemas de acne em adultos muitas vezes estão relacionados a uma alimentação inadequada, estresse e outros problemas emocionais. Uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios, o cuidado com as emoções e com a hidratação geralmente são atitudes que já trazem benefícios visíveis para a pele. Além disso, pessoas com propensão a ter acne não devem passar produtos comedogênicos no rosto (como é o caso do óleo de coco e hidratantes convencionais).
Lavagem
O ideal é lavar o rosto no máximo três vezes ao dia, sempre com água fria.
Para pessoas com peles oleosas, um sabonete natural é suficiente para fazer uma boa limpeza sem tirar o excesso de oleosidade, o que pode causar o efeito rebote. Os sabonetes de argila têm ótimas propriedades para a pele do rosto.
Há quem lave o rosto apenas com água, e não usar sabonete pode trazer benefícios principalmente em épocas mais frias e para peles secas.
Também existe o método conhecido como “oil cleaning” (limpeza com óleo), no qual se usa óleo para limpar a pele. É indicado para todos os tipos de pele, mas pode ser bom principalmente para pessoas com peles sensíveis e maduras que sofrem com o uso do sabonete. O óleo mais indicado é o de rícino e é importante sempre usar óleos puros e prensados a frio. Basta aplicar o óleo no rosto fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos limpos por cerca de três minutos, e então passar um algodão com água morna. Esse método também pode ser usado como um jeito natural para remover maquiagem.
Recomendo experimentar as técnicas de limpeza e decidir qual funciona melhor para a sua pele. E, se sentir a necessidade, alternar entre elas, agora sabendo que água + sabão não é a única opção para limpar o rosto de forma saudável.
Tonificação
Depois de lavar é preciso tonificar a pele, o tônico de vinagre de maçã é uma ótima opção para equilibrar o pH após lavar com sabonete. Também é possível usar infusões (faça a infusão e armazene na geladeira por no máximo três dias. Para pele com acne: camomila e alecrim. Para peles maduras: chá verde. Para peles sensíveis: lavanda. Para peles secas: calêndula) ou hidrolatos. Use uma embalagem de spray para borrifar na pele ou aplique pelo rosto inteiro com um algodão.
Hidratação
Para hidratar a pele o sérum facial é uma ótima opção. Se você tem pele oleosa, não tenha medo de passar óleo no rosto, o importante aqui é usar óleos que não sejam comedogênicos e que podem entupir os poros. A esses óleos podem ser adicionados óleos essenciais com propriedades específicas, como o de melaleuca, que é microbiano. Esses óleos mantêm a pele hidratada e nutrida.
Também é possível usar um hidratante, desde que sejam feitos apenas com ingredientes naturais. Quanto mais simples a formulação, melhor.
Rotinas
É interessante de uma a duas vezes por semana fazer uma máscara de argila. A argila verde é ótima para peles com acne, as argilas rosa e amarela são indicadas para peles sensíveis, a argila vermelha tem boas propriedades para peles maduras e a argila preta é desintoxicante. Basta misturar duas ou três colheres de argila (nunca usar recipientes ou colheres de metal) com um pouco de água filtrada ou uma infusão e aplicar na pele do rosto limpa, deixando agir por cerca de 20 minutos. Você pode colocar a água ou a infusão em uma embalagem de spray e borrifar pelo rosto durante esse tempo, pois é importante que a argila não seque.
Embora a máscara de argila já tenha propriedades esfoliantes suaves, você também pode fazer uma esfoliação mais profunda uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias para estimular e renovar a pele, removendo impurezas. Algumas opções naturais e acessíveis são pó de café com melado de cana ou chá verde com açúcar mascavo ou de coco. Basta aplicar na pele limpa fazendo movimentos circulares suaves.
Depois de enxaguar as máscaras, continue sua rotina fazendo a tonificação e a hidratação.
Por fim, sempre use proteção solar quando for se expor ao sol, ou barreira física (como chapéu).
Para lavar a pele, nunca use produtos com lauril sulfato de sódio, pois é super agressivo e limpa em excesso, muitas vezes deixando a pele ressecada, nem hidratantes que tenham na sua formulação óleo mineral, parafina líquida ou silicones, pois essas matérias-primas não são absorvidas pela pele, não são hidratantes e podem ser tóxicas. Além disso são poluentes, pois não são facilmente biodegradadas na natureza.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixa um comentário!
Lembrando que temos os sabonetes artesanais, o tônico de vinagre de maçã (que é capilar, mas também pode ser usado no rosto), o sérum facial e diversas argilas para fazer máscara disponíveis na nossa loja!