Transpirar é natural e necessário para regular a temperatura corporal e equilibrar o nível de sal no organismo. Na verdade, o suor é inodoro, e as verdadeiras responsáveis pelo cheiro desagradável são as bactérias (e as axilas têm um ecossistema ideal para o crescimento bacteriano, sendo a região da pele humana com maior densidade bacteriana por cm²!).
Desodorantes e antitranspirantes convencionais
Para neutralizar o odor causado pelas bactérias, usamos os tão conhecidos desodorantes e antitranspirantes. Para começar, eles não são a mesma coisa. Os antitranspirantes têm na sua composição sais de alumínio, que bloqueiam temporariamente os dutos que liberam o suor, garantindo assim aquela eficiência de 24h de duração tão conhecida.
Já os desodorantes têm ação antisséptica para inibir a proliferação das bactérias, mas deixa a pele livre para transpirar. E isso é bom e saudável. Também não há pesquisas conclusivas sobre a segurança de usar os alumínios nos cosméticos, embora sua quantidade nos antitranspirantes seja relativamente pequena, ele se acumula no organismo, e se você considerar que usa o produto todo o dia, já dá para pensar nos possíveis riscos para a saúde que o acúmulo desse material pode trazer. Além disso, os antitranspirantes convencionais têm conservantes, como os parabenos, que possuem potencial cancerígeno, fora que em suas composições geralmente há perfumes, que podem causar alergias e outros problemas de pele, inclusive eczema.
Fase de adaptação
Como acontece em todo o universo dos cosméticos naturais, existe uma fase de adaptação para os desodorantes que varia de pessoa para pessoa. Não se esqueça de fazer dessa transição um momento de auto-observação e autoconhecimento. Só você vai conseguir definir qual o melhor desodorante natural para o seu corpo, quanto e como você deve passar e se as suas necessidades estão sendo atendidas.
É normal sentir no começo que a axila está transpirando mais, e isso acontece porque sua pele ainda está se adaptando ao novo produto depois de anos sem suar naturalmente. Não se esqueça de lavar bem a região todos os dias, sempre com água e sabão abundantes. Geralmente, os desodorantes naturais têm uma durabilidade de 12 horas, então se sentir que precisa reaplicar durante o dia, principalmente quando estiver muito calor, não se esqueça de lavar ou limpar a pele antes, eles devem ser passados sempre na região limpa e livre de bactérias.
Não tem problema nenhum em usar um antitranspirante convencional em dias ou ocasiões específicas, lembre-se que diminuir o uso no dia a dia já faz diferença para a sua saúde e para o meio ambiente.
Matérias-primas naturais
A base dos desodorantes naturais são as matérias-primas antissépticas, que reduzem a proliferação das bactérias na região da axila.
Os dois materiais naturais que mantêm o pH da região da axila alcalino são o bicarbonato de sódio, que é um dos materiais com ação desodorante mais conhecidos no mundo, mas que pode ser abrasivo e causar reações alérgicas em algumas pessoas. Se esse for o seu caso, evite os desodorantes naturais com base de bicarbonato. Ele também nunca deve ser usado na pele recém-depilada, que pode estar sensível e ficar machucada. O outro é o leite de magnésia, que é uma ótima opção para quem tem alergia ao bicarbonato.
Também temos os óleos essenciais que têm ações antissépticas, antibacterianas, sudoríficas e bactericidas, agindo como desodorante e trazendo um aroma agradável natural para o produto. Armazene seu desodorante natural sempre em local fresco e longe da luz direta do sol, já que os óleos essenciais são voláteis e perdem suas características quando expostos a muito calor.
Todos esses componentes são de origem natural, não são testados em animais e são biodegradáveis e é por isso que um desodorante natural não faz mal para a sua saúde, além de ser carinhoso com os animais, com as águas, com o planeta!
Temos dois tipos de desodorante natural na Amorinha, um em pasta, com bicarbonato de sódio, e um em spray, com leite de magnésia. É só experimentar e testar para saber com qual você se adapta melhor.
Lembrando que todas as nossas embalagens de vidro são retornáveis! Para quem mora em São Paulo, é só nos devolver os potinhos de vidro que damos um desconto de R$ 2 na compra do próximo produto. <3
Alguma dúvida, dificuldade? Deixa um comentário pra gente. 🙂
Pingback: Como fazer a transição para os cosméticos naturais? – Amorinha